Krav Maga - Sistema Israelita de Defesa Pessoal.
O Krav Maga nasceu pelas mão de Imi Lichtenfeld na década de 40 no estado de Israel, face a necessidade de defender uma prioridade para o ser humano, a sua integridade física e psicológica. Primariamente direcionado para o campo militar e após a saída de Imi do exercito, adaptou o seu método para ser ensinado e utilizado por civis, tornado o sistema de defesa pessoal mais eficaz do mundo.
Quando se fala em defesa pessoal pode-se falar também em artes marciais e desportos de combate, estes não abordam apenas a defesa pessoal, mas sobretudo o combate duo, confronto face a outro oponente no qual se respeitam um conjunto de regras com o intuito de uma vitória/conquista ou até mesmo a sobrevivência de um momento em que se colocam dois atletas frente a frente. Nestes casos tanto a integridade física como psicológica são colocados a prova, é sem dúvida um ato de demonstrar a si mesmo até que ponto se consegue ir nesta situação.
Quando se fala que no Krav Maga não há regras, nas situações de casos de violência, bullying, raptos, agressões, assaltos e homicídios na realidade não respeitam regras, ou princípios, ou valores morais, Tem apenas um objectivo conseguir atingir o fim a que se propõe, quando nos deparamos com este objectivo pela parte do agressor quais são as regras,ou princípios que deveriam estar definidos??
Simples, unicamente defender a nossa integridade física e psicológica, bem como a dos nossos. E para isso acontecer não devemos ter regras, mas sim princípios técnicos eficientes e princípios éticos e morais para controlar a situação.
Não há super-heróis, mas há sim quem tenha a intenção de se defender e defender os seus, para isto acontecer é necessário haver um método! Sim, um método de ensino e de aprendizagem que consiga preparar adequadamente um praticante para as diversas situações que possam ocorrer. Comparando os treinos das forças especiais e de outras forças de ordem pública, onde uns treinam segundo um método especifico de treino regular, os outros treinam até determinada altura com um método simplificado de treino e passam os seus dias sem treino especifico. Logo nesta caso quem irá estar mais preparado para as situações serão os elementos que treinam de forma regular.
No Krav Maga deverá acontecer o mesmo, quando se inicia um programa de treino e se verifica que já se executa exercícios com armas, algo é estranho! É errado, o treino militar inicia também com padrões básicos de aprendizagem e gradualmente evoluem. Não deverá ser apenas por se dizer que é Krav Maga, que é do exercito Israelita, etc., que se deverá iniciar o treino em qualquer lugar, sobretudo as pessoas sem conhecimento nestas áreas devem averiguar para onde vão treinar.
Quando se fala em instrutores, mestres ou grão-mestre verifiquem as suas credenciais e as suas fontes de treino. Os "instrutores cogumelos", " instrutores fantasmas" ou "instrutores auto-intitulados" poderão ser um perigo para o praticante e para a sua integridade, simplificando a razão, é simples quando lhes incutem métodos errados, falsa confiança e até mesmo exercícios errados de aprendizagem, leva a que numa situação real o praticante possa reagir de forma errada, porque acha que já se sente preparado para uma situação real. Acabando por não ter em conta diversos factores importantes, como numero de agressores, o local, se esta acompanhado, ao reagir qual o efeito que poderá ter, o tipo de ameaça, distancias de segurança, etc..
Método errado = Perigo de vida
A designação de Instrutor, Mestre ou Grão Mestre que possa ser usado deverá ser comprovado por certificação de uma entidade com legitimidade no Krav Maga, e um Grão Mestre é um mestre que dedicou grande parte da sua vida a ensinar a modalidade, em muitas modalidades é concedido como graduação honorifica e em algumas a mestres com mais de 40 anos de ensino.
Não podem claro achar que em Portugal haja um Grão-Mestre atualmente.
Burlões existem em todo o lado.
Acordem para a vida!!